A Paraíba possui construções históricas bem conservadas, fabrica cachaças e se esmera nas artes da culinária regional. Mas, contrariando o dístico de sua bandeira, não há como negar: o principal motivo de viagem da maior parte dos estimados 1 milhão de turistas que devem visitar o Estado neste ano continua sendo suas praias.
Com cerca de 130 quilômetros de extensão, o litoral paraibano se divide basicamente em três partes: a porção ao norte de João Pessoa, nos municípios de Cabedelo, Lucena, Baía da Traição e Mataraca, o litoral sul, nos municípios de Conde e Pitimbu, e as praias da capital do Estado.
Mais urbana, a orla de João Pessoa tem boa estrutura turística, quiosques, restaurantes, hotéis e lojas.
Em Tambaú, barcos de pesca estão sempre flutuando no mar de águas claras, descarregando peixes no mercado que funciona à beira-mar.
Depois da praia de Bessa, a última de João Pessoa, fica Cabedelo, cidade que marca o início do litoral norte.
Ali, as embarcações deixam o mar e navegam pelo rio Paraíba, ao longo da praia fluvial de Jacaré. O local é famoso pelo seu pôr do sol, hora do dia em que o saxofonista Jurandy do Sax se apresenta em um barco tocando o "Bolero" de Ravel, programa que já virou tradição.
Mais explorado pelo turismo, o litoral sul conta com uma infraestrutura mais desenvolvida, com resorts, pousadas e restaurantes.
Um passeio pela região pode começar ainda em João Pessoa, com uma visita ao farol do Cabo Branco, de onde se avista a Ponta do Seixas, porção mais oriental do país. É ali, na pequena faixa de areia pontilhada de coqueiros, que a cada manhã chegam os primeiros raios de sol em território brasileiro.
Quem está à procura de tranquilidade pode seguir para a Barra de Gramame, praia quase deserta que fica no município de Conde.
Perto dali, a praia do Amor é conhecida por abrigar a pedra Furada. De acordo com uma lenda local, aqueles que passam por baixo da pedra fortalecem seu casamento ou namoro, por isso é comum avistar casais posando para fotos na cavidade da rocha.
Siga para a praia de Tabatinga, que abriga boa parte das pousadas da região, e, quando a fome bater, tome o caminho para a praia de Coqueirinho, onde há 12 anos funciona o restaurante Canyon de Coqueirinho (www.restaurantecanyon.com ), especializado em frutos do mar.
Vanessa Correa da Silva/Folhapress | |||||||
Praia de Coqueirinho, no município de Conde (PB) |
Depois de algumas caipirinhas de cajá, os mais desinibidos podem arriscar um mergulho em Tambaba, uma das principais praias de naturismo do Brasil.
O lugar possui um trecho para banhistas que não querem tirar a roupa, e a área dedicada ao naturismo fica isolada por uma escada de madeira. A partir daquele ponto, sungas e biquínis são deixados de lado, e fotos só podem ser feitas com a autorização dos frequentadores.
Encerre o passeio com um mergulho na praia Bela, onde o encontro das águas do rio Mucatu com o mar proporciona uma das paisagens mais bonitas dessa parte do litoral paraibano.
fonte: folhaturismo
0 comentários:
Postar um comentário