quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Importância de se planejar para viagem de férias




A recomendação dos especialistas é unânime. A programação das férias deve ser definida com muitos meses de antecedência. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens, o ano de 2012 deve terminar com crescimento de 13% nos destinos internacionais e de até 20% nos destinos nacionais.





Saulo Souza de Oliveira e a esposa Luciana Martins: planejamento é fundamental 

Luís Paulo Souza trabalha como pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Segundo ele sempre que me surgem oportunidades de viajar, diz planejar como será toda a viagem.

- O primeiro passo é escolher o lugar para onde desejo ir. Feito isso, é hora de pesquisar os preços. O período da viagem também é muito importante, pois nas tão comentadas temporadas, os preços sobem e tudo fica muito caro. Se as férias caem nesta data, o jeito é gastar, se não, planejo para economizar, afirma.
Luís conta ainda que procura fazer um planejamento sólido, buscando com antecedência o maior número possível de informações em sites, indicação de amigos ou mesmo telefonemas, é importante para que eu delimite os roteiros que deseja fazer como, por exemplo, local para hospedar próximo dos locais contemplados no roteiro, locais para comer/lanchar e se esses locais aceitam cartão de crédito ou apenas dinheiro.

- É preciso ter conhecimento a respeito da previsão para clima durante os dias da viagem também é muito importante para não estragar sua viagem. Outra coisa importante que faço, é planejar/adiantar as pendências que ficarão pra trás, para que ao retornar a vida corriqueira, nada estrague o descanso e espírito de férias, frisa.

Saulo Souza de Oliveira, autônomo e radialista se recorda da viajem que fez no ano passado, para a cidade de Porto Seguro, na companhia da esposa Luciana Martins e dos filhos Bryan e Isabelly Lívia. De acordo com ele o mínimo de planejamento foi o necessário para a viagem ter sido marcante para ele e sua família.
Saulo lembra que o planejamento principal passa pela questão financeira como e em que investir o dinheiro que ganha através do trabalho.

O empresário Reynaldo Pinto, afirma que tem por hábito fazer um planejamento detalhado da viagem de férias.

- Costumo geralmente definir algumas coisas como quantos dias e o lugar geralmente que escolhido para passar um tempo é praia, conta.

Importância

Esmeraldo Pizarro Filho- representante da Associação Brasileira das Agências de Viagens/Minas Gerais, no Norte de minas (ABAV/MG-norte de Minas) revela que em Montes Claros que os destinos mais procurados para as férias neste período do ano são: Bahia- Salvador / Porto Seguro e Ilhéus, Maceió / Natal e Fortaleza no nordeste. Ainda Cabo Frio e Rio de Janeiro e para o exterior Buenos Aires, Santiago, Miami, Nova York e Paris.

De acordo com Esmeraldo Pizarro é primordial planejar com o máximo de antecedência (6 a 12 meses) uma viagem de férias.

- Quando assim se age, o cliente terá oportunidade de escolher bem seu roteiro, conseguir preços melhores e facilidades para pagamento.

Outra orientação importante é que se deve sempre procurar uma agência de viagens de confiança do cliente e consultar sobre roteiros disponíveis, operadoras mais confiáveis e formas de pagamento, adverte.
O representante da Associação Brasileira das Agências de Viagens/Minas Gerais, no Norte de minas indagado quanto às potencialidades para o turismo em Montes Claros não se hesitou em afirmar que para o turismo de lazer ainda as condições no município ainda são precárias.

- Temos os parques: municipal e sapucaia, igrejas, casarões antigos, o corredor cultural. Também nosso artesanato e gastronomia são ricos de beleza e variedades. Estamos aguardando a liberação da Lapa Grande, que após ter uma infra-estrutura para visitantes, será o grande marco do turismo local. Inclusive, estamos através do Conselho Municipal de Turismo, do qual sou vice-presidente, criando projetos que possam valorizar nossos pontos turísticos, como, por exemplo, placas indicativas para orientação dos turistas. Exposição do artesanato nos hotéis e restaurantes, dentre outros, relata.

Na sua concepção o que falta para que este turismo avance sobremaneira trazendo resultados na economia local diz respeito a falta de toda uma infra-estrutura organizacional como citado acima, bem como treinamento para os profissionais de serviço, como por exemplo, garçons, recepcionistas, taxistas e frentistas de postos de combustível.

- Estes são profissionais que hoje têm pouco ou nenhum treinamento adequado para prestação desses serviços, essenciais para o turista, frisa. 

Pizarro afirma a necessidade de sempre se dá ênfase a este tema uma vez que a cultura local é de acomodação e com isso são perdidas grandes oportunidades de boas viagens por falta de planejamento e prazo para pagamento com parcelas adequadas ao perfil de cada um.

fonte: o norte.net

0 comentários:

Postar um comentário