Com o primeiro povoado surgido em 1666, por iniciativa de imigrantes açorianos, Garopaba tornou-se Vila em 1877, com papel fundamental exercido pelo padre italiano Rafael Faraco. Apenas depois de muitas décadas, lutas e conquistas, o local tornou-se município, em dezembro de 1961.
Ao longo de todo esse tempo, essa belíssima cidade catarinense manteve suas riquezas naturais, atraindo turistas de todos os lugares que chegam a Garopaba para conhecer suas praias límpidas e sua grande área verde.
Em meio à pesca – sua maior fonte de renda – e atividades diversas, desde a agricultura ao comércio e indústrias, os turistas visitam seu litoral maravilhoso, marcado pelos pontos de surf e morros verdejantes, e outras atrações que fazem a visita valer a pena.
Ficou com vontade de conhecer esse pedacinho do litoral catarinense? Veja quais são os mais famosos pontos turísticos Garopaba:
Praias
Garopaba conta com diversas praias em seu litoral, mas entre elas há algumas que se destacam, como Ferrugem, Siriú e Gamboa.
Em Ferrugem, a 5km de Garopaba, o destaque é o surf, que atrai não só os praticantes do esporte, mas também muita gente jovem e animada, principalmente paulistas e gaúchos. Além do surf, suas águas esverdeadas e o belo pôr do sol são atrações imperdíveis.
Enquanto isso, na Praia de Siriú o destaque é a formação de dunas, onde é praticado o surf de areia. Incorporada ao Parque Nacional da Serra do Taboleiro, o local conta também com a lagoa do Macacu, bastante visitada pelos veranistas.
Garopaba
A bela vista da Praia de Siriú
Por fim, a Praia da Gamboa, no extremo norte da região, possui uma estrada serrana encantadora, de onde é possível enxergar a praia e sua bela vegetação. Com um mar aberto e cercada pela Mata Atlântica, na praia é possível observar as baleias francas e conhecer o maior sambaqui do mundo.
Igreja Matriz de São Joaquim
Parte do turismo religioso de Garopaba, A Igreja Matriz de São Joaquim está localizada em frente à Praça 21 de Abril, no centro histórico da cidade.
Construída em 1846, sobre a pedra de uma antiga armação de baleias, a igreja faz parte da história de Garopaba, tendo sido tombada pelo estado de Santa Catarina em 1998.
Garopaba
Mesmo com poucos cuidados, a Igreja Matriz de São Joaquim ainda é um ponto turístico marcante na cidade
Embora tenha grande valor histórico, a Matriz tem sido abandonada nos últimos anos, revelando rachaduras e infiltrações, porém, sem perder a beleza presente em seu interior.
Morro da Embratel
Para quem gosta de apreciar belas vistas panorâmicas, o Morro da Embratel, também chamado Morro do Ferraz, proporciona aos turistas uma ampla visão da região de Garopaba. Com alcance até as praias, dunas e lagoas da cidade, o local é ponto obrigatório para os turistas.
A 2 km do centro da cidade, é possível começar a visualizar o esplêndido cenário desde seu cume até o topo.
Além de receber turistas que vão apreciar a vista, no Morro da Embratel também é propício ao voo livre, atraindo diversos aventureiros ao local.
Garopaba
Além de uma vista panorâmica maravilhosa, no Morro da Embratel é possível praticar voo livre
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Roteiro de Viagem "Garopaba"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário