segunda-feira, 22 de abril de 2013

Do Mar Morto a Amazônia: veja lugares incríveis que podem desaparecer


Do Mar Morto a Amazônia: veja lugares incríveis que podem desaparecer


Diferentes lugares no planeta podem desaparecer em breve,  ameaçados pelo impacto do homem, das mudanças climáticas ou da natureza. Confira os destinos que você precisa conhecer, antes que seja tarde demais.

Veneza

Ao longo dos anos, Veneza tem afundado lentamente  pelo deslizamento dos sedimentos da lagoa sobre qual a cidade foi construída. Somado à subida das águas, o fenômeno causa frequentes inundações em pontos turísticos como a Piazza San Marco, e ameaça uma das cidades mais belas e românticas do planeta.

Maldivas


destinos turisticos Maldivias

Magnífico arquipélago do Oceano Índico, as Maldivas são formadas por cerca de 1.200 ilhas tropicais. Com apenas 1,5 m de elevação em relação ao mar, as ilhas e suas incríveis praias de areia branca encontram-se particularmente ameaçadas pelo aquecimento global. Habitantes de 16 ilhas já tiveram de ser relocados por causa da subida das águas nos últimos anos. 

Floresta Amazônica
Maior floresta tropical do planeta, distribuída entre  Brasil, que tem sua maior parte,  e sete outros países da América do Sul como Colômbia, Peru e Equador, a Amazônia é conhecida como o “pulmão do planeta”, num imenso refúgio para inúmeros animais de todo tipo. Apesar de sua importância única no mundo, a Floresta Amazônica sofre consequências terríveis do desmatamento desenfreado que poderia terminar com metade de sua área de cerca de 6 bilhões de km² até 2030.

Grande Barreira de Coral 


Grande barrreira de corais

Situada no litoral nordeste da Austrália, a Grande Barreira de Coral é o maior sistema marinho do planeta, com ilhas coralinas, belas praias e muitos lugares estonteantes para mergulhar e curtir a natureza. Hoje, a Grande Barreira está cada vez mais ameaçada pelo rápido desenvolvimento da costa, onde estão sendo construídas plantas de gás natural, e pelo aquecimento das águas, que já acabou com 50% dos corais em menos de três décadas.

Parque Nacional de Everglades
O Parque Nacional de Everglades é uma das principais reservas naturais dos Estados Unidos, no sul da Flórida, com um importante ecossistema de mangues e pântanos, e presença de crocodilos, peixes-boi e numerosas espécies de pássaros. O parque, que já perdeu cerca de um quarto de seus mangues originais, encontra-se ameaçado por projetos hidrológicos que alteraram o fluxo das águas, causando sérios problemas ecológicos. 

Mar Morto
Mar Morto

Localizado na fronteira entre Israel e Jordânia, o Mar Morto é conhecido pelo uso terapêutico e cosmético de suas águas, mas principalmente pela sua forte concentração salina, que faz com que os banhistas flutuem de uma forma surpreendente. Estima-se que o Mar Morto poderia secar totalmente nos próximos 50 anos em razão de drenagem de suas águas para consumo humano causado pelo desenvolvimento da Jordânia e seus novos resort de luxo. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Conheça Paraíba e os principais pontos turísticos - Parte 01


Conheça Paraíba e os principais pontos turísticos - Parte 01


O estado da Paraíba, localizado no centro da região Nordeste é dotado de beleza incomparável distribuída nos 223 municípios. O estado é ideal paraConheça Paraíba e os principais pontos turísticosquem quer se divertir com muita segurança e tranquilidade. O litoral paraibano tem uma extensão de 130 km e o visitante poderá contar com 56 praias naturais, urbanizadas, areias claras e mar verde azulado em que as águas têm a temperatura térmica de 28 graus Celsius.

Com cenários históricos,

 a Paraíba transborda a cultura nordestina, formada e influenciada pelas raízes indígenas e herança dos invasores europeus (portugueses, holandeses e africanos), o estado é rico em manifestações populares, folclóricas e festas juninas.
As variadas comidas típicas da localidade se destacam na gastronomia brasileira. No litoral degustam-se pratos feitos com frutos do mar, assim como, as comidas regionais à base de carne de sol e de bode. Por todo o estado, o cuscuz, a macaxeira, o feijão verde e o queijo de coalho ganham status de comidas diferenciadas nos restaurantes especializados. Por ser uma terra fértil, na Paraíba, se produz uma variedade de frutas tropicais como o coco, abacaxi, manga, mangaba, banana, melão, entre outros.
Desta forma, com tantos pontos positivos, fica muito fácil vender o destino. “O nosso objetivo é promover a Paraíba no Brasil de forma mais contundente e com ações específicas no Exterior, para alcançar o crescimento da cadeia produtiva do Turismo, desde o destino principal que é o litoral, até outras regiões do Estado”, disse João Wharles Portela, Consultor Geral. “Como temos mostrado nos inúmeros treinamentos que temos realizado para agentes de viagens, atendentes de lojas e call centers, dentro ou fora das grandes e médias operadoras Brasil afora, é fácil vender o Destino Paraíba, por que é a satisfação garantida dos seus clientes. O Destino tem opções para diversos públicos, mas o que temos recebido mais é o Turismo Familiar, com grupos em média de quatro pessoas, turismo para jovens, com atividades de aventura e opções noturnas, bem como para o público da melhor idade, que busca tranquilidade e atividades culturais”, completou.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas de viagem: programe suas férias de julho com antecedência


Dicas de viagem: programe suas férias de julho com antecedência

A melhor dica para fazer uma viagem em família sem preocupações é planejar tudo com antecedência. Assim, você evita transtornos, esquecimentos e até economiza um dinheirinho. Confira nossas dicas de planejamento e destinos para que suasférias de julho sejam as melhores da sua vida.
A procura por viagens tende a aumentar no mês de junho. Deste modo, quanto mais cedo você programar sua viagem, menores serão os preços das passagens de avião e ônibus e maiores são as chances de conseguir reservar um quarto bacana em no hotel que deseja.

Viagem Internacional


Para escolher o destino, pense em qual será o objetivo da sua viagem: conhecer novas culturas, se divertir ou apenas relaxar. Um destino muito famoso que é ideal para saber mais sobre a cultura italiana e do mundo é Roma. Visitar a Basílica de São Pedro, no Vaticano, ou o Castel Sant’Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano, são passeios indispensáveis.
Se preferir algo mais tranquilo, opte por um local como Santiago, no Chile. As praias Viña Del Mar e Valparaíso ficam próximas da capital e contam com ótimos restaurantes. O Deserto do Atacama é o lugar perfeito para quem gosta de observar a beleza da natureza.

Aqueles que não quiserem sair do país podem apostar na praia de Maragogi, que fica entre o litoral de Maceió e Recife. Sombra e água fresca não faltam neste lugar, repleto de piscinas naturais e praias de águas calmas. Você também pode passear de caiaque, visitar manguezais preservados e fazer trilhas pela Mata Atlântica.
Depois que escolher o local para onde irá viajar, pesquise o preço dos hotéis e quais atrações a região oferece. Conhecer as opiniões de outras pessoas também é uma boa dica para descobrir mais sobre o destino.
Faça também um planejamento financeiro, colocando no papel todos os gastos que poderá ter na viagem. Não se esqueça de que, além do hotel, passagens, alimentação e compras, é preciso incluir as possíveis emergências.

As viagens para o exterior precisam de passaporte, visto e autorização para crianças. Verifique se será preciso tomar alguma vacina. Lembre-se também da mudança de câmbio: tente encontrar as menores taxas para economizar.
O que está esperando? Comece já a planejar sua viagem de férias!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pontos Turísticos São Luís #ficaadica

Pontos Turísticos São Luís #ficaadica



Capital do Maranhão, São Luís foi fundada em 1612 pelos franceses, mas foram os portugueses que deixaram as maiores heranças à cidade, com um estilo arquitetônico belíssimo retratado nas construções, que entre sobrados e casarões somam três mil edifícios espalhados pelas ruas e praças do Centro Histórico, em Praia Grande.

Além disso, a capital possui belíssimas praias, e possui títulos de capital brasileira do reggae e ilha do amor.

A seguir, descubra quais são alguns dos principais pontos turísticos de São Luís:

Matriz da Sé


Erguida em 1699 pelos jesuítas, a Matriz da Sé é um dos monumentos históricos mais antigos e importantes de São Luís. A matriz é também chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em homenagem à santa protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba, em 1615.

Após a expulsão dos jesuítas do Brasil em 1761, os bens da ordem passaram para a Fazenda Nacional e o Colégio e Igreja de Nossa Senhora da Luz, mais tarde servido como Paço Episcopal e Catedral.

Ao longo de todos esses anos, a igreja passou por diversas reformas – algumas malfeitas – que resultaram em desmoronamentos de partes da igreja e reconstrução da mesma.


As formas e características atuais são resultantes da reforma ocorrida em 1922, após mais de cinco reformas. Mais tarde, em 1993, deu-se início às obras de restauração, que fizeram a recuperação do ouro primitivo, que estava encoberto por pinturas.

Hoje, o local é tombado pelo Iphan, e uma de suas principais atrações é o altar-mor, um tesouro barroco construído no século 18.

Catedral Matriz da Sé, em São Luís
Vista parcial da Catedral Matriz da Sé, em São Luís

Parque Estadual da Laguna da Jansen


Criado em 1988, o Parque Estadual da Laguna da Jansen está localizado em torno da lagoa mais famosa de São Luís, em uma área de 150 hectares.

Inaugurado em 2001, o local é desde então um centro de convivência, atraindo sempre moradores e turistas.

Ali, os visitantes encontram diversos restaurantes, quadras poliesportivas, ciclovias e pistas para Cooper, além de muito espaço verde. Além disso, outra atração é o Mirante da Lagoa, ponto bastante concorrido, de onde é possível observar toda a região da cidade.


O parque está localizado entre o Bairro São Francisco e a Praia da Ponta d’Areia, e possui diversas espécies da flora e da fauna da mata nativa.


Parque Estadual da Lagoa da Jansen
A belíssima vista ao entardecer do Parque Estadual da Lagoa da Jansen


Museu Histórico e Artístico do Maranhão


Para quem tem interesse na história de São Luís, como o modo de vida das famílias ricas de séculos passados, hábitos, costumes e curiosidades diversas, a dica é visitar o Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Localizado em um solar do século 19, o museu faz uma reconstrução das moradias de São Luís há centenas de anos. Inaugurado em julho de 1973, seu acervo possui em torno de 10 mil peças, com objetos que relembram a antiga São Luís. Em meio a uma releitura da época feita no museu, os visitantes podem ter uma noção de como as famílias da capital moravam e viviam em épocas antigas.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dez lugares para visitar no Brasil antes de morrer


Dez lugares para visitar no Brasil antes de morrer



Baseados no livro “1.000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer”, listamos dez destinos imperdíveis no Brasil



A morte é a única certeza que temos sobre os segredos da vida, por isso livros como o best-seller “1.000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer”, editado em 18 idiomas, fazem tanto sucesso entre viajantes e curiosos.
São tantos destinos e curiosidades mundo afora que, certamente, a longa lista de sugestões de Patricia Schultz, autora da obra, será apenas uma prazerosa leitura de descrições de lugares interessantes. 

1. Mercado Ver-o-Peso
Mesmo com a modernização que tomou conta de alguns pontos turísticos de Belém, capital do Pará e porta de entrada de viagens pelo Amazonas, o maior destaque da cidade ainda é o tradicional mercado ao ar livre, cujas barracas oferecem de tudo, sem exageros: doces, temperos, ervas medicinais, plantas, raízes aromáticas, essências, frutas e comidas típicas. É uma visita para todos os sentidos.



2. Deserto do Jalapão
Essa talvez seja uma das viagens mais aventureiras e selvagens pelo Brasil. O “desconhecido” estado do Tocantins tem paisagens que reúnem, em um mesmo lugar, cerrado, savana e deserto (veja fotos na galeria ao final da página), e é para lá que vão os viajantes mais radicais. A região é conhecida pelas expedições que saem de Palmas em direção a Ponte Alta de Tocantins e exploram rios, cachoeiras e dunas. O corpo reclama, mas a alma agradece.



3. Parque Nacional da Serra da Capivara
Esse impressionante parque arqueológico localizado no Piauí é considerado um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos do planeta. A concentração de pinturas e gravuras rupestres de 100 mil anos, a variedade de paisagens e os pontos de observação privilegiados são os destaques desse distante destino pouco explorado pelo turismo. Milhares de anos de informações históricas que ainda podem ser conhecidas.

4. Recife e Olinda Essas duas cidades pernambucanas são tão diferentes que nem parecem que estão a menos de 10 quilômetros de distância. A primeira é frenética, tem visíveis influências holandesas e é recortada por pontes sobre o Rio Capiberibe. Olinda segue o caminho contrário e convida os visitantes a caminharem por suas ruas de casario colorido de estilo português. Uma viagem no tempo percorrida em poucos quilômetros.

5. Campina Grande
Nem a paisagem exótica do sítio arqueológico do Ingá e as formações rochosas do Parque das Pedras, atrações próximas à Campina Grande, são suficientes para desviar a atenção do maior evento da cidade: a festa de São João. Durante todo o mês de junho, as festas juninas impressionam pelos números. O Parque do Povo, uma área de 42 mil metros quadrados concentra 300 barracas com bares e restaurantes que atendem os milhares de visitantes que buscam diversão ao redor de uma fogueira gigante ao som de forró. Impossível ficar parado – mesmo quem torce o nariz para o típico estilo musical.

6. Pelourinho
No passado, o pelourinho resumia-se a uma coluna de pedra utilizada para castigar escravos. Mas, hoje, quem circula pelas ladeiras do bairro histórico de Salvador encontra uma animação impressionante. O bairro, que passou por um forte processo de revitalização, abriga casarões históricos, igrejas em estilo barroco e uma intensa vida cultural. Impressiona ver a harmonia do passado e do presente nas ruas do “Pelô”.

7. Itacaré
Há tempos que o sul do litoral baiano é o destino quente dos turistas mais animados. E não estamos falando das altas temperaturas da Bahia. Itacaré, um vilarejo que abrigou um importante porto durante o Ciclo do Cacau, foi descoberto pelos surfistas e, anos mais tarde, foi invadido por visitantes atraídos pelos golpes de capoeira, o forró que embala as festas e as praias paradisíacas. O visual merece mesmo ser visitado antes de partir para o outro mundo.

8. Chapada dos Guimarães
A paisagem das três chapadas brasileiras mais famosas proporcionam sensações que, por si só, já valeriam para passar os últimos dias na Terra. Mas é a dos Guimarães, no Mato Grosso, que o livro “1.000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer” recomenda. A região, localizada no centro da América do Sul, está vinculada ao ecoturismo e é ali que os mais aventureiros praticam rapel e trekking em meio ao Cerrado. O destino também é procurado para peregrinação mística de visitantes curiosos que querem saber de perto o início de histórias fabulosas sobre aparições de OVNIs e duendes.



9. Pantanal
O Pantanal não sai mesmo do imaginário brasileiro, mesmo que, de tempos em tempos, volte em forma de reprise de novela. A variedade natural da região, considerada a maior extensão de terras inundáveis do planeta, é tão complexa que conta com uma flora de três lugares diferentes: amazônica, cerrado e chaco. Talvez seja por isso que as terras alagadas do Pantanal sirvam de moradia para 650 espécies de animais, enquanto as fazendas e hotéis ecológicos são os principais refúgios dos turistas aventureiros.

10. São Miguel das Missões
Hoje, são apenas ruínas, mas o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade continua firme desde 1983. O turista encontra em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, o que sobrou das construções históricas que, no século 16, serviram para abrigar padres jesuítas durante a catequização de milhares de índios guaranis. O espetáculo do pôr-do-sol sobre as fachadas das construções e o show que conta a história das missões são os dois principais atrativos.


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Seu voo tem conexão? Siga estas 11 dicas e boa viagem


Seu voo tem conexão? Siga estas 11 dicas e boa viagem

Você está indo feliz e sorridente para outro país e o seu voo tem conexão antes de chegar ao destino final e então você precisa sair do seu avião, em um aeroporto intermediário e ir para outro avião para continuar seu trajeto.

Muita gente se enrola em conexões, várias vezes chegam a perder o voo de sequência e aí a coisa se complica e muito, afinal suas malas já seguiram viagem automaticamente. 

É bom se informar, preste atenção nas dicas abaixo e viaje tranquilo.

1 – Procure obter um mapa básico do aeroporto. Estes mapas são preciosos para identificar onde estão os portões de chegada e saída, o caminho que você deve seguir para ir de um portão ao outro.
Se ficar inseguro, utilize a internet e busque estes mapas com antecedência. Aeroportos como do Panamá, que é o hub das américas e costuma estar sempre lotado ou o charles de Gaulle em Paris, que é gigantesco, costumam complicar as conexões. Um bom repositório de mapas é o site Oneworld. 
Ainda no primeiro trecho do voo, dê uma vasculhada nas revistas no bolso do assento. É comum elas elas terem mapas dos aeroportos onde a companhia aérea atua.
2 – Preste muita atenção em quanto tempo você tem para fazer o trajeto até o portão do voo de conexão. Não vacile e nem se deslumbre no trajeto, dê preferência à conexão. Muitas vezes a imigração se dá no solo de conexão e aí você estará sujeito à filas e outros percalços.
3 – Fique atento às instruções durante o taxiamento do seu avião 1 até o portão de desembarque. As frequentes mudanças de portões devido à reposicionamentos da aeronave podem te fazer ter que se informar e não confiar cegamente no seu cartão de embarque. Os avisos à passageiros em conexão são obrigatórios e você precisará deles.
4 – Confira sua bagagem de mão e tire-a do avião com você. As equipes da companhia aérea que você contratou irão transferir sua bagagem despachada de um avião para outro; você geralmente não precisa retira-la na esteira de bagagens no aeroporto de conexão. A única situação na qual você precisará retirar seus itens na esteira será quando você estiver em voo internacional e tiver chegado ao seu país de destino, mas possuir outro voo de conexão.
5 – Aproveite e certifique-se que seu cartão de embarque para o seu voo de conexão está com você.
6 – Depois que deixar o avião, você poderá pedir a um agente de portão para que lhe oriente sobre seu voo. Muitas vezes, os agentes de portão ficam em pé logo após o portão de saída, como quando você entra no aeroporto. Se não houver nenhum agente de portão presente, cheque os painéis de voos para informações sobre o portão referente ao seu voo.
7 – Se o tempo para efetuar por algum motivo, for muito curto entre seus voos de conexão, contate a companhia aérea. É responsabilidade deles garantir a sua chegada ao seu destino final. Se você perder a conexão, eles devem te colocar em um voo mais tarde, no mesmo dia, se não for possível ou houver transtornos, questione, não hesite em solicitar uma compensação, assim como uma estadia em algum hotel.
8 – Parece retórico, mas se seu tempo até o voo de conexão é curto, corra, porém sem desespero, esteja atento ao que deve ser feito.
9 – Se ao contrário, você possui tempo de sobra, é possível dar uma volta pelo aeroporto e em algumas conexões ridiculamente longas, até conhecer um pouco da cidade – desde que você tenha planejado muito bem antes. É tempo também para se alimentar melhor do que no avião, procurar um toalete mais espaçoso e recarregar baterias – suas e de seus dispositivos.
10 – Por conta de atrasos, pode acontecer de seu voo de conexão partir antes do seu primeiro voo aterrissar, solicite uma compensação à companhia aérea. Eles lhe darão um vale refeições, além de lhe incluí-lo em um próximo voo. Se ficar pra outro dia, a companhia deverá lhe oferecer um Hotel, porém apenas se a perda do seu voo for de responsabilidade da companhia aérea e não sua.
11 – Correr em disparada dentro de aeroportos pode ser visto de forma negativa pelos seguranças do local, sobretudo em outros países. Não queira ser um piloto de carrinhos de bagagem em alta velocidade, pode lhe causar problemas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tabloide cria passeio turístico temático de fofoca por Nova York


Tabloide cria passeio turístico temático de fofoca por Nova York

Nova York ganhou um novo passeio guiado que pretende ir muito além dos pontos turísticos tradicionais. O tabloide "The New York Post" decidiu transformar em tour suas conhecidas notícias sensacionalistas.


Em um ônibus de dois andares decorado com capas do jornal, os turistas recebem informações sobre os apartamentos mais caros e requintados, passam pelas casas das megacelebridades e pelos lugares onde elas foram flagradas em cenas constrangedoras, além de locais onde ocorreram histórias bizarras de anônimos que viraram manchete.Segundo o jornal, o "The Post Headlines Tour" é um passeio pelo lado mais “selvagem” da cidade.

Charlie Sheen


O hotel onde o problemático ator Charlie Sheen teve um dos seus ataques de fúria e os segredos do teatro onde o apresentador David Letterman apresenta seu programa são alguns pontos do roteiro, que passa pelo centro da cidade e por áreas como SoHo, Greenwich Village.
O tour é realizado toda quinta-feira e dura duas horas e meia. O conteúdo é atualizado toda semana com as últimas fofocas. O ingresso custa US$ 49 e está disponível no site do passeio.